A formação do cidadão
Até aos 7 anos a mãe cuidava das crianças no gineceu. Depois desta idade, as raparigas continuavam em casa, onde aprendiam os trabalhos domésticos e música. Os rapazes iam à escola, tendo os mais ricos um escravo ao seu serviço (o pedagogo) que os obrigava a repetir as lições.
Dos 12 aos 14 anos aprendiam escrita e leitura, música, recitavam poesia, praticavam ginástica e luta. Dos 15 até aos 20 anos, os jovens frequentavam o ginásio, onde continuavam a sua preparação física; diariamente, depois da educação física, preparavam-se intelectualmente: passeando nos jardins do ginásio, dialogavam com os seus professores (filósofos).
A Academia e o Liceu tornaram-se os ginásios mais importantes de Atenas, constituindo uma espécie de universidades.
Depois dos 20 anos o jovem ateniense tinha dois anos de preparação militar, finda a qual se tornava cidadão.
A praça pública (ágora) era o centro cívico da cidade. Nela se reuniam os cidadãos nas assembleias políticas, nela se encontravam os homens de negócios, nela se discutiam as decisões das assembleias populares.
O teatro constituía outra das mais importante manifestações culturais e cívicas dos Gregos. A maior parte das cidades do mundo grego tinha o seu teatro, onde se assistia às representações dramáticas e cómicas.
Através do teatro educava-se o gosto pelas coisas do espírito, pela mitologia, pela história, enfim, pela sabedoria.
Pedro Almiro Neves, Clube de História 7, Porto Editora
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