quinta-feira, 2 de julho de 2015

UMA MÚSICA SÓ NOSSA

   A Ana lembrava-se bem da surpresa do pai no dia em que ela, ainda muito pequena, lhe anunciara:
   - Quero aprender a tocar violino. 
   - Violino?! - espantou-se o pai. É claro que ele esperava que, mais tarde ou mais cedo, a Ana viesse a gostar de música a ponto de a aprender. Talvez o piano fosse o seu eleito, era a esperança do pai... mas o violino?
   A Ana teimou e venceu. Aliás sem dificuldades de maior. E foi para uma escola de música combinando muito bem os horários de modo a não faltar às aulas da sua escola regular.
   Nos primeiros tempos, quase desistiu. Tudo parecia tão diferente do que imaginara, tudo muito lento, muito aborrecido, nada animado como desejara... Aos poucos, com grande teimosia para vencer os bocejos e o desejo de fazer coisas mais animadas, foi avançando.
   Todos os dias aprendia mais um bocadinho, em cada regresso às aulas fazia nova descoberta. Até que um dia... foi maravilhoso! O violino já tinha alguma coisa a dizer através das suas mãos. Trouxe para casa uma música inteira muito bem aprendida e deu um espetáculo só para os pais. Sentou-se diante de si, em duas cadeiras, um mini-auditório, um teatro em miniatura, e tocou. Os aplausos no final pareciam vir de uma multidão entusiasmada. A alegria, a amizade, o apoio valem bem uma multidão.
   Foi tudo isso que levou a Ana a continuar. E por vezes o caminho parecia tão difícil... Agora já sabe centenas de músicas, o violino canta feliz debaixo dos seus dedos, o arco passa por eles num vaivém perfeito. Algumas vezes, a Ana toca com o pai - o que é ainda mais divertido.
   Há um segredo, um segredo muito grande, um segredo da Ana que só agora se revela cá entre nós: a Ana deseja, um dia, escrever a sua própria música. A primeira que fizer, a primeira da sua autoria será dedicada aos pais. Não está só pensada, já tem título: "Uma música só nossa". Será uma música para contar muitas, muitas coisas que a Ana tem para dizer...

Alexandre Honrado, Querem Roubar o Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário